Exercícios para mobilidade de quadril evitam dor lombar

Mobilidade, flexibilidade, simetria e controle motor de quadril: esses são elementos fundamentais quando o assunto tratamento e prevenção da dor lombar. Como são articulações adjacentes (coluna lombar e quadris), é intuitivo perceber que qualquer disfunção que ocorra em uma, certamente afetará a outra. Por isso, torna-se impossível conceber um programa adequado de prevenção e/ou tratamento de dor lombar sem que se avalie e se trabalhe também a articulação do quadril.

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No vídeo abaixo, damos um exemplo de uma série de exercícios que trabalham a mobilidade dos quadris:Fisiologista Gerseli ensina exercícios para melhorar a mobilidade e o controle motor do quadril: prevenção e no tratamento da dor lombar

A falta de mobilidade de extensão (movimento que leva a perna para trás) dos quadris acaba provocando um movimento compensatório de extensão exagerada da coluna lombar, e por isso está geralmente associada à dor lombar. Estudos mostram ainda que a assimetria, ou seja, a diferença entre a amplitude de movimento de extensão das pernas esquerda e direita, é um fator ainda mais predisponente à dor lombar.

Da mesma forma, a presença de um movimento de rotação deficitário ao nível das articulações dos quadris provocará um movimento de compensação ao nível da coluna lombar, predispondo ao aparecimento de um quadro doloroso e assim por diante.Fisiologista Gerseli Angeli ensina exercícios para mobilidade de quadril — Foto: Acervo pessoal / Gerseli Angeli

Por isso, quando se fala em prevenção e tratamento de dor lombar, não basta apenas trabalharmos a força dos músculos da região do core e dos quadris. Temos que garantir que esses músculos tenham flexibilidade e controle motor suficientes para que as articulações possam trabalhar na amplitude de movimento adequada e de maneira simétrica.

Assim sendo, fica fácil perceber a necessidade de mantermos em dia o trabalho de mobilidade e controle motor da articulação do quadril, o que pode ser feito em casa, em poucos minutos por dia. Ler mais

TOPO Por: Turibio Barros e Gerseli Angeli

   Mestres e doutores em Fisiologia do Exercício pela UNIFESP-EPM

  ATRIBUIDO AO: globoesporte.globo.com

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