6 curiosidades sobre a música popular brasileira

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no skype
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Quando pensamos em música popular brasileira, fica difícil não associar à Bossa Nova, à Jovem Guarda e até mesmo ao samba, assim como tantos outros estilos que fazem parte desse contexto. A música brasileira apresenta uma fartura enorme em gêneros e movimentos, mas, diferente do que muitas pessoas pensam, ela é também uma música comercial. […]

Quando pensamos em música popular brasileira, fica difícil não associar à Bossa Nova, à Jovem Guarda e até mesmo ao samba, assim como tantos outros estilos que fazem parte desse contexto. A música brasileira apresenta uma fartura enorme em gêneros e movimentos, mas, diferente do que muitas pessoas pensam, ela é também uma música comercial. Vamos conhecer algumas curiosidades?

1. Som comercial
Apesar de ser uma música do povo e para o povo, fica inviável pensá-la sem uma divulgação midiática. Ela tem objetivo de ultrapassar fronteiras, diferente da regional música folclórica, e ser cantada do Norte ao Sul do país.

2. Espontaneidade
Diferente da música folclórica que tem como caraterística demonstrar uma cultura e costumes específicos, a música popular explora situações rotineiras com letras de linguagem simples.

3. Repercussão
Transmitidas por rádios, programas de TV e internet, as canções apresentam uma penetração bastante grande na sociedade. Muitas vezes rendidas ao modismo, elas não perdem o brilho original de sua composição.

4. Canções eternizadas
E os clássicos da música popular brasileira? Quem não tem uma dessas músicas eternizando momentos pessoais? Uma formatura, um casamento, a música da formatura? O som está diretamente ligado às lembranças importantes. É bem comum ao ouvir “Como é grande o meu amor por você” você criar recordações de alguma situação.

5. Reconhecimento
São inúmeros nomes a serem citados aqui. Com trajetórias de vida e de música riquíssimas, lembramos com orgulho de Chico Buarque, Gilberto Gil, Chiquinha Gonzaga, Heitor Villa-Lobos, Roberto Carlos, Dorival Caymmi, Milton Nascimento, Caetano Veloso, Tom Jobim e tantos outros! Foram eternizados em nossos ouvidos e nossos corações.

6. Sem limite de idade
Para ouvir não tem idade indicada. Desde os mais novos aos mais maduros, a música popular agrada. Veja o exemplo do próprio Braguinha que foi o músico responsável por versões brasileiras de filmes da Disney. Os pequenos reconhecem de longe quando escutam o som de Dumbo, Pinóquio, Branca de Neve e os Sete Anões e Bambi.

E para você? Como a Música Popular Brasileira influenciou a sua vida? Em qual momento ela marcou na sua história?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Tocando agora na rádio.

Os melhores sucessos tocam aqui

Outros Posts

Ouça a Som Music FM aqui

Os melhores sucessos tocam aqui.